Google desenvolve TV com acesso à webTerça-feira, 08 de janeiro de 2008 - 09h24
TÓQUIO - A Panasonic está desenvolvendo com o Google TVs capazes de exibir conteúdo de internet, como vídeos e fotos.
As TVs, que devem ser lançadas na América do Norte até o final de março, permitirão aos usuários acessar diretamente vídeos pelo YouTube, um site de compartilhamento de vídeos do Google, e ver álbuns do Picasa, um serviço de compartilhamento de fotos do Google, afirmou a Panasonic, unidade da Matsushita, na segunda-feira.
A empresa japonesa disse que ainda não determinou uma data para o lançamento global do produto.
"A cooperação da Panasonic com o YouTube e Picasa exemplifica nosso compromisso em conduzir a evolução natural da Internet e estendê-la para a televisão de alta-definição", apontou o vice-presidente de eletrônicos da Panasonic, Merwan Mereby, em comunicado.
O contrato com o Google não é exclusivo, afirmou o porta-voz da empresa, Akira Kadota.
No final do ano passado, a Matsushita, maior fabricante mundial de TVs de plasma, afirmou que irá tomar o controle de uma joint venture voltada para as telas de cristal líquido e que pode montar um nova fábrica, marcando uma grande mudança em sua estratégia para o mercado de TVs de telas planas.
Até agora a Matsushita investiu agressivamente em telas de plasma, acreditando ser esta a tecnologia com o melhor custo-benefício para TVs com telas maiores que 37 polegadas, enquanto deixa os painéis de LCD para televisores menores.
Já estava demorando para alguém propor essa parceria com o Google, afinal eles são os proprietários de um dos maiores e mais respeitados portais de IPTV, o YouTube.
Sinto que a tendência é que, muito em breve, todos esses serviços como o YouTube e Joost disponibilizem APIs para que os produtores de vídeos apliquem interatividade em suas obras. A interatividade disponível atualmente nessas ferramentas normalmente não é síncrona nem relacionada diretamente com o conteúdo audio visual transmitido.
O simples fato de trazer o conteúdo do portal para um aparelho televisivo já é um primeiro passo para ir familiarizando o público com o novo jeito de assistir TV e exigir dos produtores dos portais uma interface mais simples (pois numa TV não se tem mouse nem teclado, apenas num simples controle-remoto) e funcional para acessar e interagir com o conteúdo.
A Apple já saiu na frente há um tempo e já tem seu dispositivo, o AppleTV, para botar na TV o conteúdo audio-visual de um computador como a Panasonic pretende fazer em parceria com o Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário