segunda-feira, 16 de junho de 2008

Banco do Brasil fará transações pela TV

Mais uma da série "Tô sem tempo pra comentar, mas a notícia é tão interessante que eu preciso colocar aqui pra vocês".

Esse negócio de Home Banking via TV já era bastante falado na época em que desenvolvíamos o projeto do SBTVD. Era óbvio que cedo ou tarde seria implementado.

A notíicia foi extraída daqui.

O Banco do Brasil disse hoje que já está com tudo pronto para adotar a TV digital como mais um canal de transações com o cliente. O anúncio foi feito durante o Ciab Febraban 2008, evento de tecnologia bancária que ocorre essa semana em São Paulo.

Segundo o BB, tanto a infra-estrutura de hardware como o desenvolvimento do software que será usado pelos clientes já está disponível.

O que falta agora é esperar a conclusão do Ginga, o middleware que serve como camada de integração entre o set-top box e a aplicação desenvolvida para a TV digital e que possibilitará aos clientes interagirem com o banco.

A instituição financeira ainda estuda como será o modelo de negócio do canal. Se o software será, por exemplo, distribuído pelo BB numa pen drive e instalado pela porta USB do set-top box ou da TV, ou se virá na forma de um serviço oferecido via operadora de TV aberta.

"A expectativa é que até o final do ano o Ginga já esteja finalizado e que a interação comece a valer", afirma Glória Guimarães, diretora de tecnologia do Banco do Brasil.

Já no segundo semestre, os usuários de TV digital poderão fazer pequenas consultas na página do BB na TV. Além de saldo e extrato, os clientes do banco terão acesso a simulações de empréstimos e financiamentos.

"40% das atividades feitas num caixa eletrônico são apenas consultas. Isso pode ser feito tranquilamente pela televisão", afirma Jose Luis Salinas, vice-presidente de tecnologia do BB.

A expectativa do Banco do Brasil é que o canal da TV digital siga os mesmos passos da adoção dos celulares para realizar transações. Atualmente, a base de usuários de mobile banking do BB é de 520 mil aparelhos. "Acreditamos que nos próximos cinco anos a TV digital será um canal consolidado para transações com os clientes", diz a diretora.

Cheques na rede

Outra novidade anunciada pelo Banco do Brasil no Ciab é a visualização de cheques emitidos por meio do site do banco. Agora, todo o cheque preenchido pelo cliente aparecerá em frente e verso no internet banking para facilitar a conferência por parte dos usuários.

"Antes, o pedido de uma cópia para conferência do cheque leva até 15 dias para ser atendido. Agora, os clientes poderão ter acesso em tempo real", diz Salinas.

Para o ano que vem, o banco pretende escanear os cheques no próprio caixa eletrônico. Com isso, no momento em que o cheque for depositado, o cliente receberá a imagem pela rede.

Bruno Ferrari, da INFO

2 comentários:

Anônimo disse...

"Segundo o BB, tanto a infra-estrutura de hardware como o desenvolvimento do software que será usado pelos clientes já está disponível."

Não sei não. Ainda temos o problema do canal de retorno, vocês acham que até o final deste ano teremos resolvido esse problema facilmente?
Tenho minhas dúvidas em relação à isso...

Anônimo disse...

Obrigado por este destacamento, foi bastante útil e disse um monte