terça-feira, 8 de julho de 2008

Comissão debate uso de sistema anticópia para a TV digital

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza nesta terça-feira (8/7) audiência pública para debater o impacto da utilização de mecanismos de proteção anticópia nos programas veiculados pela TV aberta no Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
O debate foi proposto pelo relator do projeto de lei 6.915/2006, deputado José Rocha (PR-BA), que estabelece diretrizes para a introdução e operação do serviço de televisão em tecnologia digital. Segundo o deputado, a audiência contribuirá para esclarecer os deputados e a sociedade brasileira sobre as vantagens e desvantagens da instituição de dispositivos legais para proteção dos conteúdos transmitidos em alta definição na televisão aberta.

Deverão participar da audiência o coordenador-geral de direito autoral do Ministério da Cultura, Marcos Alves de Souza, representando o ministro Gilberto Gil; o consultor da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), João Carlos Müller; a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Estela Guerrini; o presidente do Fórum do sistema Brasileiro de TV Digital, Roberto Franco; o vice-presidente da Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores), Frederico Nogueira; o diretor antipirataria para a América Latina da Motion Picture Association, Márcio Gonçalves; o professor de Ciência da computação da Universidade de Brasília, Pedro Rezende; o professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Ronaldo Lemos; o professor da Faculdade Cásper Líbero, Sérgio Amadeu de Silveira.

Com informações da Agência Câmara.
Fonte: TI Inside
Eu sou contra a pirataria, mas sou totalmente a favor da difusão e da produção de informação. Não consigo entender a necessidade dos mecanismos anti-cópia na TV Digital. Vai travar a possibilidade da difusão da informação! Pessoas não poderão gravar os seus programas prediletos para assistir novamente ou enviá-lo aos seus amigos, professores perderão uma ótima fonte de conteúdo para ministrar suas aulas, e por aí vai.

Eu cheguei a rascunhar um texto sobre o assunto para argumentar meu ponto de vista. Mas vou deixar em stand-by porque ficou comprido. E como é um debate político, não sei se vai empogar muito o público do blog. Porém, se muitos manifestarem-se contra a minha opinião, volto a escrever sobre o assunto.

Por hora, Anti-cópia NÃO! Liberdade às massas.

Nenhum comentário: