terça-feira, 13 de novembro de 2007

Capes financia formação de recursos humanos para a TV Digital

Um mês antes do lançamento oficial das primeiras transmissões públicas de sinal televisivo digital a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamentos de Pessoal de Nível Superior) publica um edital para financiamento de programas de formação de recursos humanos nas áreas relacionadas à TV digital. Isto quer dizer que as universidades e institutos de educação espalhados Brasil afora têm mais uma fonte de recursos financeiros para implementar seus cursos de pós gradução na área.

Segundo o Portal do Software Público Brasileiro, "os projetos poderão ser apresentados por programas de pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) com áreas ou linhas de concentração em engenharia de software, ciências da computação, engenharia elétrica, gestão, produção, veiculação, interatividade e educação a distancia na TV Digital. Além disso, poderão participar grupos de pesquisa de cursos das áreas de microeletrônica e telecomunicações. O edital também permite que instituições que não tenham pós-graduação stricto sensu concorram, mas será necessário que elas façam parcerias com instituições de ensino superior que possuam tais cursos." ... "Cada projeto selecionado receberá por ano R$ 420 mil e terá duração máxima de quatro anos para execução orçamentária."

Mais informações e o edital completo podem ser encontrados nesta página, no site da Capes. O término das inscrições é dia 21 de dezembro deste ano.

Espero que facilite o acesso à especializações que, por experiência própria, não estão tão acessíveis quanto eu esperava que estivessem.

Nenhum comentário: