terça-feira, 6 de novembro de 2007

Divulgação da TV Digital e cronograma de implantação

Há alguns dias começaram as campanhas de divulgação do novo sistema de TV no brasil. Algumas propagandas com um mínimo de informação estão sendo veiculadas na TV e na rádio.

Não posso de maneira alguma desmerecer o conteúdo dessas propagandas. A linguagem dela é perfeita para o perfil do público brasileiro em geral. E nos moldes em que foi definido o sistema nipo-brasileiro de TV digital (também conhecido como ISDTV), os programetes estão demonstrando a pura realidade do que está por vir.

No final da propaganda é informado um site: www.dtv.org.br, que fui logo acessar. Não diz nada demais também. Apenas o básico (mas pra quem é um zero a esquerda sobre TV digital, vale a pena dar uma lida). Ainda por cima, não entendi o motivo pelo qual usaram a sigla em inglês para divulgar o site, DTV (Digital Television), ao invés da correspondente em português, TVD (Televisão Digital), que ao meu ver seria mais intuitivo para um povo onde, segundo o IPM, quase 40% das pessoas são analfabetas ou tem uma capacidade mínima de interpretar textos e anúncios.

Nacionalismos à parte, fuçando pelo site que citei acima, encontrei um outro site um pouquinho mais interessante, o site do Fórum SBTVD (www.forumsbtvd.org.br). Este fórum é o resultado de todo o empenho realizado por várias instituições no estudo de um sistema que coubesse como uma luva para as necessidades do país, empenho no qual eu participei como bolsista da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolvendo aplicativos interativos para TV Digital. É um fórum bastante interessante e importantíssimo para a manutenção do sistema. Mas, pra não perder o costume de reclamar, os meios usados para a seleção dos membos desse fórum são limitadíssimos, uma pena.

Neste site eu também encontrei uma imagembem legal pra visualizar o cronograma de implantação do novo sistema de TV, imagem esta que eu divido com vocês por aqui:

Clique para ver a imagem em tamanho real.

Concordo com os critérios de priorização das áreas a serem implantadas ao sistemas, mas entristeço ao me deparar com o fato da minha Florianópolis, apesar de capital, ser uma cidade pequena, ficando pra trás nas prioridades da implantação do sistema, só entre 2009 e 2011...

Nenhum comentário: