quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cadê o Ginga-J - Comentário

Mais um comentário bem legal. Pena que o autor não quis se identificar, mas tem conteúdo.
Parem de conversar merda. No SBTVD era universidades do Brasil inteiro, e as melhores estavam lá. A chamada para o SBTVD era pública, foi feita uma seleção e as que apresentaram maiores competências ganharam a chamada. Eu participei do projeto e convivi com muita gente da UFPB, e eles erão os que mais entendiam da história. Eram os únicos que já tinham trabalhos mais sedimentados na área. Eles conduziram os trabalhos, praticamente. Ai fica um bando de otário que acha que as coisas são tão simples assim quando se envolve tanto dinheiro. Isso é um negócio de UM BILHÃO de REAIS, tem muito interesse envolvido, e não é limitação técnica que está empacando isto não. Seus autores só se atentaram para a questão de royalties do JAVA, não se atentando a outras partes da solução. Esse NCL é uma falácia. Vocês vão ver. E é um player, pra ser um middleware precisa muito. Mugnatto, sugiro que procure a cidadania americana, pra ser preconceituoso e babaca assim, lá tá cheio.
Eu preciso concordar em partes e discordar em outras. Vamos lá.

Eu também estive envolvido no projeto e realmente o pessoal da UFPB era muito competente, talvez os mais competentes de todo o projeto. A parte mais complicada foi desenvolvida por eles e em tempo recorde - comparando com toda a minha experiência na área de TI. São profissionais sensacionais!

Mesmo assim poderiam ter conduzido a coisa abertamente. Eles foram pagos com dinheiro público e o produto desse trabalho deveria ser público e estar acessível ao público desde o começo. O NCL seguiu os mesmos moldes do Ginga-J (foi um projeto acadêmico financiado com dinheiro público da mesma forma) e virou livre. Porque o Ginga-J deveria ser diferente?

Não vou discutir as funções do Ginga-NCL, isto é, se ele é meramente um player ou não. Ele é a única coisa "concreta" que temos até agora e muito funcional.

E justamente por ser brasileiro e pra honrar a minha cidadania eu continuo batendo na tecla da questão "Cadê o Ginga-J?". Por ser brasileiro (e não americano como foi sugerido) eu exijo que faça valer o dinheiro que eu gasto em impostos de maneira aberta, clara e igualitária para todos os brasileiros. Eu sei que há muito dinheiro e muitos interesses envolvidos nessa trama e justamente por isso exijo clareza, para o bem dos Brasileiros.

3 comentários:

Bruno disse...

Assino embaixo das tuas colocações!

Marcos Henke disse...

Dá uma olhada: www.openginga.org

Abraço,

Marcos Henke
b4dt.blogspot.com

Anônimo disse...

O mais engraçado é que foi tudo aprovado para usar o padrão GEM desde o inicio (vide Projeto de Norma ABNT 00:001.85-006/4) no link http://www.openginga.org/00.001.85-006-4.pdf

Depois de gasto muito dinheiro e tempo, percebeu-se que não era necessário o pagamento de royalties caríssimos, como visto em http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/Subsecretaria/noticias/clipping/noticias/assunto6/tvr11mar3c/

Quanto dinheiro e tempo jogado fora ! E mais, as pessoas que querem obter informações (como no meu caso que estou fazendo o mestrado em TV digital) não as consegue, ou seja, ao invés de eles estarem nos ajudando em prol do desenvolvimento do país, ocorre o contrário: menos informações para os interessados.