terça-feira, 22 de maio de 2007

"É interessante ressaltar que os atributos que receberam mais importância por parte da população [imagem sem chuviscos ou fantasmas, imagem mais nítida, maior número de canais] são os de mais fácil percepção de utilidade, uma vez que atualmente são oferecidos por operadoras de TV por assinatura e são rotineiramente explicitados à população por meio de esforço de marketing destas mesmas operadoras. Dessa forma, a população projeta essas características para a TV digital, ao passo que a interatividade representa uma novidade difícil de se avaliar claramente. Esse aspecto pode ser ilustrado pelo fato de que as classes de maior poder aquisitivo valorizaram mais a possibilidade de acessar a internet pela televisão do que a população com menor poder."

A frase acima é extraída do "Mapeamento da demanda - Pesquisas de mercado e análises de tendência", um trabalho de pesquisa do CPqD, realizado em 2004, documento que serviu de base para planejar toda o desenvolvimento do SBTVD.

A leitura desse documento é essencial à todos que desejam se aventurar no mercado de TV digital brasileiro enquanto ele ainda dá seus primeiros passos. Entre outras coisas ele procura mostrar onde você estará se metendo.

Fica fácil verificar que a implantação da interatividade no modelo televisivo será um desafio, principalmente pela cultura do telespectador atual, que não está acostumado com essa nova linguagem televisiva e nem mesmo com a linguagem interativa, atualmente utilizada principalmente em computadores e dispositivos móveis (sabemos muito bem das limitações econômicas as quais são submetidas maior parte do povo brasileiro, restringindo o acesso desses a esses meios).

No entanto, o trabalho do CPqD deixa claro o entusiasmo do público quando este descobre as potencialidades do modelo interativo.

A expectativa para verificar a reação no público ao se deparar com a interatividade na televisão está alta. E maior ainda é a expectativa de poder explorar todos os recursos que essa interatividade vai proporcionar.

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Aos interessados pelo mapeamento de demanda e outros relatórios criados pelo CPqD durante a pesquisa e desenvolvimento do SBTVD, eles podem ser obtidos na íntegra através de solicitação para o e-mail: admtvdigital@cpqd.com.br mediante fornecimento de nome, instituição e e-mail para contato.

Um comentário:

Bruno disse...

Fala Lelé! Onde que esse documento está disponível?
Abraço!